A Inspeção do Trabalho fiscalizou mais de 318 empresas em pouco mais de 2 meses, conforme dados divulgados em agosto de 2023.

Na segunda semana do mês de agosto, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os dados de uma auditoria realizada pela Inspeção do Trabalho, órgão que faz parte da sua estrutura.

A auditoria visa apurar problemas relacionados à jornada dos trabalhadores. Até o momento da divulgação dos dados, 10 milhões de jornadas haviam sido fiscalizadas em 318 empresas, sendo detectadas 2,76 milhões de irregularidades trabalhistas.

Chama a atenção o fato de que de 10 milhões de jornadas fiscalizadas, o órgão encontrou problemas em 2,76 milhões.

Em um primeiro momento, as empresas fiscalizadas são cientificadas sobre os problemas apurados e orientadas sobre as correções necessárias.

Além das autuações que essas empresas podem sofrer, há os riscos inquestionáveis decorrentes de ações trabalhistas propostas com o objetivo de discutir, exatamente, problemas relacionados à marcação do ponto, horas extras, compensação de jornada, recebimento de DSRs e outros direitos trabalhistas relacionados à jornada de trabalho.

Os dados divulgados revelam e reforçam a importância da adequação das empresas às normas trabalhistas e da retificação imediata de irregularidades, a fim de evitar problemas maiores e o aumento do passivo trabalhista.

Varoni | Silveira

Varoni | Silveira